BMW alinha com Mercedes e viram costas ao salão de Detroit!

Na semana em que abrem as portas de mais um salão automóvel nos Estados Unidos, o de Nova Iorque – abertura ao público na sexta-feira – a BMW veio juntar-se a diversas outras marcas europeias a virar as costas ao outrora maior certame dos "States", anunciando a sua ausência do próximo salão de Detroit.

Esta decisão é um fortíssimo revés para o North American International Auto Show que ainda há pouco tempo ficara a saber que também a Mercedes falhará a próxima edição. E é mais uma má notícia, na sequência da ausência registada na edição deste ano por parte da Porsche que preferiu desinvestir na "Cidade dos Motores" – assim chamada por sempre ter sido a sede da General Motors, Ford e Chrysler – para se concentrar nos salões de Nova Iorque, Los Angeles (Novembro) e Chicago (Fevereiro).

"O Grupo BMW decidiu retirar-se do North American International Auto Show, em Detroit", lia-se num comunicado do grupo germânico que engloba ainda a Mini e a Rolls-Royce. "Esta decisão foi tomada por o Grupo BMW estar permanentemente a examinar a sua presença nestas feiras bem como outros compromissos enquanto, em simultâneo, explora plataformas e formatos alternativos. O nosso objectivo é comunicar as nossas ideias e planos quanto à mobilidade futura da melhor forma possível e de maneira a obter a máxima visibilidade possível para os nossos produtos, tecnologias e inovações".

Dito por outras palavras, um grande salão como o de Detroit deixou de ser interessante em termos de comunicação, podendo serem privilegiados certames mais pequenos em que o investimento é menor mas que estão mais próximos dos clientes finais (Nova Iorque, Los Angeles), juntamente com o reforço da aposta em plataformas como redes sociais para levar a mensagem desejada directamente ao público-alvo…

Na última edição do salão de Detroit, em Janeiro, a BMW tinha apresentado o X2 e o "restyling" do i8, falhando a apresentação do X7 Concept por o carro se ter danificado no transporte. Teve, pois, uma presença relativamente discreta mas que acarretou custos elevados à marca de Munique.

Quanto aos organizadores do salão de Detroit, já perceberam que têm um grande problema entre mãos, ainda para mais porque, na semana anterior, enfrentam a fortíssima concorrência da feira da electrónica de Las Vegas, o CES, que passou a atrair muitas marcas de automóveis que aí apresentam as suas mais recentes inovações… Tentam, por isso, mudar a data da sua feira para Outubro mas, mesmo que o consigam, isso só sucederá em 2020. Resta saber com que marcas contarão, além das "três grandes" americanas…

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